Empréstimo no Cartão de Crédito, Quais as Vantagens e Desvantagens?


A maioria dos cartões oferecem a possibilidade do cliente solicitar um empréstimo no cartão de crédito. Apesar de haver outras opções de crédito que podem ser mais vantajosas para o solicitante, essa alternativa é uma prática muito utilizada no mercado. Até porque, nós nunca sabemos quando um imprevisto acontecerá e, dessa maneira, quando precisaremos de dinheiro rápido.










Muita gente possui duvidas relacionadas a esse tipo de empréstimo. E para ajudar a esclarecer o seu funcionamento e suas principais vantagens e desvantagens, reunimos uma série de informações importantes sobre o assunto. Confira:

Como funciona o empréstimo no Cartão de Crédito


O saque de dinheiro no cartão de crédito é uma alternativa aos empréstimos tradicionais, especialmente por não haver a necessidade de consulta aos órgãos de proteção ao crédito como SPC/Serasa. Se tornando uma alternativa viável para quem está com o nome sujo.

O funcionamento é muito simples: o interessado deverá ir em qualquer caixa eletrônico, inserir o cartão e solicitar o saque do dinheiro.

O valor resgatado será cobrado na próxima fatura do cartão, com o adicional dos juros e taxas relacionadas a esse tipo de empréstimo. No geral, o valor disponível para saque é menor do que o limite liberado para realizar compras no crédito.

Vantagens do empréstimo no Cartão de Crédito

Apesar de ser visto com mal olhos, esse tipo de empréstimo possui suas vantagens, ainda mais para quem está impedido de obter outras linhas de crédito. Confira, a seguir, os principais benefícios dessa modalidade.

• A possibilidade de obter dinheiro rapidamente, já que o saque pode ser feito em qualquer caixa eletrônico
• Praticidade e facilidade em obter empréstimo
• Não é necessário consultar o SPC nem o Serasa para obter o recurso

Essas são as principais vantagens em se pedir um empréstimo nesse tipo de financiamento. É preciso se planejar, no entanto, por conta dos juros e taxas que serão cobradas na próxima conta do cartão.

Desvantagens do empréstimo no Cartão

Contudo, pode-se dizer que o empréstimo no cartão de crédito apresenta mais desvantagens do que benefícios. Isso porque há outras formas de financiamento que cobram juros e taxas menores.

Por isso que muitos especialistas em economia e finanças sugerem que esse tipo de empréstimo só seja realizado caso nenhuma alternativa disponível no mercado seja viável.

Entre as desvantagens da modalidade, podemos citar:

• Os juros são muito altos, maiores do que outros tipos de empréstimos oferecidos pelas instituições financeiras
• Não será possível sacar o valor total do crédito, apenas uma parte dele
• A cobrança vem logo na próxima fatura, não possuindo um prazo flexível para quitar a nova dívida

Empréstimo no Cartão de Crédito: Quando fazer?

Essa é uma questão muito importante e que deve ser avaliada antes de solicitar o serviço. Isso porque, se por um lado a prática apresenta juros e taxas altas somadas a um prazo curto para pagamento, por outro pode ser a alternativa que você estava procurando para cobrir algum imprevisto.

Você deverá que analisar a sua situação e o objetivo do dinheiro para determinar se pegar empréstimo no cartão de crédito será vantajoso para você.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here