Como Melhorar o Score de Crédito


O Score de crédito não facilita em nada a vida das pessoas, pois ele avalia o perfil dos cidadãos como bom ou mal pagador. Isso mesmo, se por um determinado período você ficou desempregado ou adoeceu e gastou mais do que poderia e atrasou o pagamento de contas, você está na lista dos maus pagadores. Mas o que fazer para melhorar essa situação? Tem algo que possa ser feito?









Como funciona o Score


O Score se baseia no comportamento de compra de cada indivíduo, ele é muito utilizado por empresas para ver se pode ou não conceder um crédito, uma vez que o sistema não comprova que o cidadão já esteve, vai ficar ou que é inadimplente. Veja como funciona o Score de Crédito.

O Score de crédito vai de 0 a 1000 com a sua pontuação, que se baseia nas compras que o cidadão faz. Para fazer essa análise o Score se baseia no Serasa Experian, Boa vista, SPC, Banco Central, Cadin e demais sistemas, que são bancos de dados com informações dos clientes. A partir das informações negativas que são baseadas as possibilidades de crédito dessa pessoa.

O que o Score leva em conta para a análise

Para fazer a análise de crédito o Score leva em conta informações negativas como: protestos, execuções judiciais, ações de busca e apreensão, cheque sem fundos, participação em empresas falidas ou em recuperação judicial, informações de inadimplência, informações que o próprio consumidor oferece (Cadastro Positivo), também é levado em conta o nível de inadimplência e as atividades econômicas de determinada região.

São levadas em conta 150 variáveis, mas as que mais são levadas em conta na hora da análise são as seguintes:

Região de moradia.
– Volume de compras.
– de protestos / negativação.
– Cartões de crédito.
– Renda presumida.
– Financiamentos.
– Compras no crediário.

Se você já esteve em uma das situações acima, seu Score será baixo.

O que fazer para melhorar meu Score?

Se você quer melhorar seu Score e poder ter maior crédito é preciso tomar algumas medidas como:

– pagar as contas sempre em dia;
– evitar cheques sem fundos;
– fazer seu cadastro positivo nos bancos de Scores;
– Usar o cartão de crédito e pagar as faturas sempre em dia;
– Solicitar no SERASA a limpeza de consultas;
– Fazer um crediário em lojas como Ricardo Eletro, Casas Bahia, Magazine, pois essas lojas fazem crediário para quem tem Score baixo;
– Informar o CPF sempre que fizer compras, pois isso vai melhorar a sua pontuação e dar maior movimento ao seu histórico de compras;
– Movimentar a conta no banco com o cadastro sempre atualizado;
– Ter contas de água, luz ou telefone em seu nome e manter sempre em dia;

Essas medidas irão elevar a sua pontuação no Score, em um período bem curto, de 3 meses.
Através do Score a empresa resolve se pode ou não fazer um negócio com o consumidor sem riscos, por isso é tão importante estar com a pontuação no Score em dia.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here